Parque Estadual e Turístico do Vale do Ribeira - PETAR

Em terras dos municípios de Apiaí e Iporanga, ao sul do estado de São Paulo, o PETAR está situado no trecho da Serra do Mar denominado Serra de Paranapiacaba. Estendendo-se por 36,910 hectares de relevo bastante acidentado, com altitudes médias de 700 metros acima do nível do mar.

No PETAR encontra-se a maior concentração de cavernas do Brasil, mais de 300. Coberto pela vegetação exuberante da Mata Atlántica, o PETAR, é o ponto de parada obrigatória para quem visita o Vale do Ribeira e, sem dúvida alguma, um dos parques estaduais paulistas mais apreciados pelos praticantes do turismo ecológico.

Para aqueles que procuram um contato mais íntimo com a Natureza, nada melhor do que caminhar pelas inúmeras trilhas do interior da mata, entre raízes de frondosas figueiras e belíssimas orquídeas e bromélias. E nessas matas naturais que o PETAR abriga centenas de espécies de animais, algumas infelizmente, já ameaçadas de extinção; como a onça-pintada e o mono-carvoeiro.

Rios e riachos cruzam o parque, com suas cachoeiras e piscinas naturais oferecendo aos visitantes a oportunidade de um mergulho rejuvenescedor em águas cristalinas.

Em 1958, pelo Decreto nº 32283, a região foi transformada em Parque Estadual, o que garantiu a preservação das exuberantes fauna e flora locais bem como das inúmeras cavernas existentes na região. A utilização desse parque deve estar voltada para as atividades de lazer, recreação, educação ambiental, pesquisa científica e conservação dos recursos naturais.

Go to top